quinta-feira, 31 de julho de 2014

Planejamento Educacional e Avaliação





Planejar é antecipar uma ação que será realizada e assim agir de acordo com o que estava sendo previsto. O planejamento educacional envolve diagnostico, planejamento, execução e avaliação. O mesmo só tem sentido quando o professor estiver preparado para mudanças, pois a realidade da sala de aula é muito dinâmica, onde muitas vezes seguir o que foi planejado esbarra com acontecimentos não pensados no momento em que o planejamento estava sendo criado. Nesse momento o professor deve buscar novos meios e propor mudanças, e dentro disso continuar a promover a qualidade de ensino e da aprendizagem.
O planejamento abrange diferentes níveis com suas particularidades: o planejamento educacional ocorre em nível nacional, estadual e/ou municipal. Tendo como função estruturar e mediar o funcionamento do sistema de educação de forma mais global; Planejamento da escola, que organiza o desenvolvimento Institucional da escola traduzido do PPP, projeto politico pedagógico; Planejamento curricular é baseado em documentos oficiais e servirá para organizar as ações que serão desenvolvidas na unidade escolar, voltadas para o favorecimento do processo de ensino e aprendizagem.
Quando nos voltamos para a ação do professor, no seu aspecto didático, aparece o plano de Ensino e Aprendizagem. Onde, cabe ao professor definir os objetivos a serem alcançadas, suas estratégias de ensino e avaliação. Valendo ainda ressaltar que o professor deverá está preparado para o surgimento de possíveis mudanças, pois o plano deve ser flexível. Visando sempre obter um retorno positivo de seus alunos no sentido de promover um ensino e aprendizagem de qualidade.
O plano de ensino e aprendizagem pode ser subdividido em: plano de curso, que mediará às atividades a serem desenvolvidas em determinada disciplina durante o período letivo, nesse plano deve-se conter elementos, tais como objetivos, gerias e específicos, conteúdos, estratégias metodológicas e técnicas, recursos didáticos e avaliação; e plano de aula, que é um detalhamento do plano de curso, nele estará sistematizado todas as atividades, conhecimento e os procedimentos que visam ser alcançados com os alunos em um determinado intervalo de tempo.
Outro ponto importante a ser considerado no plano de aula é a avaliação, que tem como objetivo diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem, coletando as informações necessárias para corrigir e melhorar o seu desenvolvimento, identificar problemas e/ou falhas, para promover mudanças voltadas para o sucesso escolar.
Dessa forma a avaliação é fundamental para a educação, desde que a mesma sirva para investigação e dinamização do processo que leva ao conhecimento. A avaliação dentro desse processo de conhecimento exerce fundamental importância quando não é verificada a partir de procedimentos formais, utilizando-se apenas de princípios e métodos com caráter classificatório, que torna o processo de avaliação algo sentencioso e definido.
          O processo de avaliação deve ocorrer de forma continua, ainda vemos nas escolas um soma de tarefas que resultam numa soma de notas. O conhecimento não é linear, não se devendo avalia-lo dessa maneira, o processo deve buscar diferentes instrumentos de avaliação. Objetivando acompanhar o processo de construção do conhecimento para promover o sucesso escolar.

                                                                                                     
Luciana Vieira Dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário